Mais de 700 volumes, entre eletroeletrônicos e eletrodomésticos, foram recolhidos durante as ações socioambientais do Renasce Salgadinho. Participaram das atividades alunos das escolas municipais localizadas no Reginaldo, no bairro Poço, em Maceió.
A área recebe influência da obra do Renasce Salgadinho. Durante a última semana, os estudantes se engajaram numa série de atividades lúdicas em que aprenderam sobre a coleta seletiva, educação ambiental, reciclagem e os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.
Além dos mais de 700 volumes, entre eletroeletrônicos e eletrodomésticos, foram recolhidos 23.4 litros de óleo de cozinha, 1.506 garrafas PET, 158 eletrodomésticos grandes, 550 eletroeletrônicos pequenos, 106 panelas velhas, 882 latinhas de alumínio, 685 livros usados, 105,3 kg de plásticos e 176,5 kg de papel e papelão.
Parceria
A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o projeto Escola Alerta e as atividades socioambientais do Renasce Salgadinho. Ao todo, mais de 700 crianças foram beneficiadas com a iniciativa.
Para o gerente socioambiental da Unidade Gestora do Programa (UGP), Patrick Leite, a ação e todo material recolhido é resultado de um intenso trabalho realizado nas escolas e com toda a comunidade.
“Essas ações são fruto de um trabalho intenso de conscientização, que seguimos realizando, não só com crianças e jovens, mas também com toda a comunidade que reside na área de influência da obra. Todo esse material poderia ter tido um descarte incorreto e acabar indo parar nos córregos, mas desta vez a realidade foi diferente”, ressaltou.
Todo o material recolhido durante as ações foi encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que executa o serviço de coleta seletiva nos bairros da parte baixa de Maceió.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e irá mudar a realidade da cidade, assegura a Prefeitura. Os investimentos são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.
São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos; modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.