Maceió, AL

30°C
Clear sky

HC é o 1° da rede pública do Estado a realizar cirurgia de ponte de safena

Procedimento ocorreu na sexta-feira (16), beneficiou um aposentado de 67 anos e foi considerado um sucesso
Inaugurado no dia 2 de setembro, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulta e quatro de enfermaria pediátrica (foto: cortesia)

O Hospital do Coração (HC) Alagoano Professor Adib Jatene realizou, na sexta-feira (16), uma cirurgia de revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena. O procedimento foi o primeiro a ser realizado numa unidade hospitalar da rede pública de Alagoas.

O paciente submetido ao procedimento foi um aposentado de 67 anos. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e foi classificada como “um sucesso” pelo cirurgião cardiovascular Kleberth Tenório, que teve a assistência dos cirurgiões Victor Castro e Peter Conde.

PUBLICIDADE


Conforme o especialista, o paciente foi acometido por uma doença arterial coronariana, o que resultou na obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração.

“As artérias coronárias foram sendo obstruídas por placas de gordura, que se depositaram, ao longo do tempo, no interior do coração do paciente. Com isso, a cirurgia de revascularização do miocárdio foi necessária, acontecendo neste dia histórico para a saúde pública de Alagoas, para a medicina do Estado e, principalmente, para o Hospital do Coração Alagoano que, em menos de 15 dias de inaugurado, já promove uma revolução na medicina cardiovascular ao realizar um procedimento de alta complexidade”, salientou Kleberth Tenório.

Ele informou que o paciente seguirá internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para resguardar sua integridade física.

Estrutura

Inaugurado no dia 2 de setembro, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulta e quatro de enfermaria pediátrica.

Tem, ainda, 10 leitos de recuperação pós-anestésica; quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia; 10 de UTI adulta e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente a pacientes cardiopatas.