A 16ª Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 25 de setembro, em todo o país. O tema escolhido para esta edição foi “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
A proposta é renovar os olhares sobre esse fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição serão 777 museus participantes e 2.285 eventos programados no país, em torno do mesmo tema.
Em Alagoas, seis museus e dois memoriais participam do evento, nos municípios de Coruripe (Memorial Coruripense), Junqueiro (Museu Memória de Junqueiro), Maceió (Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho, Museu de História Natural da Ufal e Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore), Palmeira dos Índios (Museu Xucurus de História, Arte e Costumes), Santana do Ipanema (Museu Histórico e de Artes Darras Noya) e União dos Palmares (Casa Museu Anhumas).
Os espaços contarão com atividades como exposições, shows, cursos, palestras, mesas redondas, visitas mediadas, dentre outras. Juntamente com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Ibram sugere uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nesses 200 anos.
Temporada anual
A Primavera dos Museus é uma temporada anual de eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno de um mesmo tema.
Confira AQUI a programação completa da 16ª Primavera dos Museus.
Com Agência Brasil