Maceió, AL

30°C
Clear sky

Corujão da Saúde completa um ano e será estendido a mais 2 unidades

Programa já registrou 59.761 atendimentos à população de Maceió que não tem como acessar uma unidade durante o dia
Anúncio foi feito pelo prefeito de Maceió, JHC, durante a comemoração de um ano de atividades do projeto (foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió)

O Programa Corujão da Saúde será estendido a mais duas unidades da capital. O anúncio foi feito pelo prefeito de Maceió, JHC, durante a comemoração de um ano de atividades do projeto, que garante atendimento à população em horário estendido até as 21 horas.

As novas unidades que passarão a contar com o Corujão da Saúde ficam nos bairros do Jacintinho e Eustáquio Gomes, perfazendo um total de 21 em funcionamento com a oferta do serviço.

PUBLICIDADE


“A gente fica sem palavras para descrever um momento mágico como esse. As pessoas estavam sem atendimento, desacreditadas. Quando tem competência, quando tem trabalho sério, a gente consegue fazer o melhor para nossa população e para quem mais precisa. É nítida a transformação da percepção das pessoas sobre a nossa querida capital”, afirmou o prefeito.

Para comemorar um ano de atividades do programa, JHC foi até a Unidade de Saúde Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, na quinta-feira (01). Lá, são registrados, em média, 30 atendimentos diários, totalizando 4 mil durante o primeiro ano do programa.

Roseane Gomes foi até a unidade em busca de atendimento médico.

“Com o programa mudou muita coisa, porque tem muita gente que precisa de atendimento à noite. Facilitou muito a nossa vida. Quando eu cheguei aqui tive até uma surpresa, porque nem em clínica particular eu tive esse atendimento”, afirmou.

Em todas as unidades, o programa já registrou 59.761 atendimentos à população de Maceió que não tem como acessar uma unidade durante o dia.

Serviços

Entre os serviços oferecidos à população nas unidades de saúde estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.

Além disso, os usuários podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

O acesso aos serviços ofertados se dá por meio da apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia em uma das unidades, o usuário é prontamente atendido.

Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um pré-agendamento para o dia seguinte. É importante lembrar que não há necessidade de se dirigir até as unidades no período diurno para conseguir acesso aos atendimentos.