Maceió, AL

30°C
Clear sky

Pilar promove curso de Libras para servidores municipais

Objetivo é capacitá-los por meio da Língua Brasileira de Sinais para aprimorar o atendimento à população surda
Aula inaugural do primeiro módulo – composto por oito aulas – aconteceu no auditório do Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar (foto: Ascom Pilar)

Servidores efetivos, comissionados e contratados da Prefeitura do Pilar participam de um curso de Libras ofertado pelo município, localizado na Região Metropolitana. O objetivo é capacitá-los por meio da Língua Brasileira de Sinais para aprimorar o atendimento à população surda.

A aula inaugural do primeiro módulo – composto por oito aulas – aconteceu no auditório do Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar. Secretário municipal de Administração, Rodrigo Sarmento explica que a ideia do curso é propiciar um diferencial às equipes de cada secretaria.

PUBLICIDADE


“Buscamos sempre melhorar a prestação do serviço público, e é por isso que reunimos profissionais das mais diversas áreas, para que todos, sem exceção, também estejam aptos a se relacionar com a pessoa surda”, disse o secretário.

Instrutora da Linguagem Brasileira de Sinais (Libra), Evely de Souza destacou o alcance da iniciativa.

“É um prazer imenso estar aqui. Encontros como este servem para despertar a sociedade sobre o nosso lugar de fala, consolidando a representatividade do sujeito surdo”, avaliou a instrutora, acrescentando que, agora, os servidores vão atuar como multiplicadores desse conhecimento.

Para Evely, porém, a grande maioria das pessoas ainda enxerga a pessoa surda como alguém incapaz.

“É por isso que também abordamos o conteúdo da legislação que assisti a comunidade surda. Vamos além da teoria, para que nossa linguagem possa impactar todos os segmentos, da Saúde à Segurança Pública. Afinal, nunca é demais lembrar que a pessoa surda, como eu, pode ser o que ela quiser”, emendou a palestrante, que, na oportunidade, contou com o auxílio do intérprete Vinícius Leonel.

Uma das participantes foi a enfermeira Magda Almeida. Ela conta que o curso chegou para mudar a forma com a qual ela se reportava à pessoa surda.

“Meu filho, inclusive, é aluno da rede municipal e já tem a Libras como disciplina. Com este curso, tenho certeza de que vou acolher melhor um paciente surdo. Isso sem falar no quesito inclusão social, já que, até pouco tempo, não víamos qualquer esforço para assimilar a cultura surda”, avaliou a pilarense.

Mais capacitações

E não para por aí. Isso porque, segundo o secretário Rodrigo Sarmento, a Prefeitura já prepara novas capacitações.

“Temos sempre qualificado os nossos servidores, que, recentemente, participaram de um curso sobre licitações e contratos. O próximo, inclusive, vai abordar as nuances do processo administrativo, sendo ministrado por um promotor de justiça que é especialista no tema”, concluiu Sarmento.