Maceió, AL

30°C
Clear sky

Com inscrições abertas, curso repensa cultura e economia para o bem-estar

Entre os conceitos abordados estão ecossistema de impacto, pobreza, consciência sistêmica e vulnerabilidade
Experiência transformou a vida de milhares de pessoas em termos de dignidade humana e oportunidade no mercado de trabalho (foto: Pexels / ilustração)

Com a proposta de repensar cultura e economia voltadas para o bem-estar das pessoas e do planeta, estão abertas as inscrições para o curso sobre Economia de Comunhão e Novas Economias. A formação é parte integrante do Projeto Zumbido, sob a coordenação de Cristina de Souza Lira Gameleira, da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O curso será realizado de 9 a 24 de agosto, no formato virtual e é dotado de oito módulos, cada um com uma hora de duração. Tem como foco imersão conceitual, reflexiva e dialógica sobre as novas economias.

PUBLICIDADE


Entre os conceitos a serem abordados estão ecossistema de impacto, pobreza, novas economias, consciência sistêmica e vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora, além da imersão dialógica, o percurso formativo buscará compreender as contribuições que essas narrativas oferecem para a superação da crise ética atual.

Movimento global 

A realização do curso Economia de Comunhão e as Novas economias é em comemoração aos 30 anos da existência dessa experiência, que transformou a vida de milhares de pessoas em termos de dignidade humana e oportunidade no mercado de trabalho.

“É um movimento global pela erradicação da pobreza e que atua por um novo modo de pensar e de fazer negócios”, enfatiza Cristina Gameleira, vice – coordenadora de extensão da Faculdade de Serviço Social.

O curso conta com a parceria do Instituto Mundo Unido (IMU) e da Associação Nacional Por uma Economia de Comunhão (ANPECOM). É direcionado a estudantes e professores da Ufal, equipe técnica do IMU, membros do Movimento dos Focolares Alagoas e a todas as pessoas interessadas.

Será ministrado pela presidente da Associação Maria Helena Faller, doutora em Direito Socioambiental.

Mais informações sobre o Instituto e Associação, acessar IMU e Anpecom.

Ao final do curso, os participantes terão aprendido sobre os fundamentos da economia de comunhão (edc) sua proposta de valor, teoria de mudança da organização que o sustenta, focos de atuação no Brasil, papel e perfil dos seus e das suas protagonistas.

“Este envolvimento e instrumentalização irão proporcionar o surgimento de novos e novas protagonistas que desejam se comprometer com a mudança sistêmica proposta pelas novas economias, especialmente pela edc no campo da produção de conhecimento e em suas áreas de atuação”, diz.

Inscrições

O passo a passo para a inscrição, pela ordem, é o seguinte: fazer cadastro  no Sigaa clicando aqui  e em “Ainda não possuo cadastro”. Em seguida, preencher o formulário, aguardar o e-mail de confirmação e ao recebê-lo confirme seu cadastro.

Dando prosseguimento a inscrição, acessar este link e, em seguida, inserir e-mail e senha.

Clicar em cursos e eventos abertos e escolher o curso Economia de Comunhão e as novas economias. Clicar em inscrever-se (seta verde). Em seguida, preencher a instituição que representa e clicar em confirmar. Pronto, feita a inscrição!

Para mais informações acesse o vídeo tutorial.

Esclarecimentos e dúvidas, manter contato com Charles (82 8869-0266) e Ary (82 9104-3559).