Um sistema de alerta para prevenir a evasão e o abandono escolar e uma ferramenta de correção automática de textos manuscritos. Esses foram os dois projetos da Universidade Federal de Alagoas que ganharam destaque durante o encontro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos.
Realizados em parceria com o Ministério da Educação (MEC), os dois projetos estão em desenvolvimento e têm potencial para impactar positivamente a educação em outras regiões do mundo, por meio, por exemplo, do estabelecimento de futuras parcerias entre o Nees e o BID.
Considerando os impactos da pandemia do coronavírus na educação, os dois projetos ganham ainda mais relevância. Diversos países têm enfrentado um aumento no abandono e na evasão escolar e identificado a necessidade de recuperar aprendizagens.
No Brasil, o número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou 171% durante a pandemia, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No caso específico do sistema de alerta, a proposta dos pesquisadores é empregar a tecnologia para prever o futuro e possibilitar que os gestores educacionais atuem no presente para evitar que mais alunos desistam de estudar.
A partir do cruzamento de dados ― provenientes de questionários e de outras fontes governamentais ―, a ideia do projeto é criar uma solução para analisar e, por meio da utilização de modelos matemáticos preditivos, calcular o risco de evasão.
Com esse sistema, será possível acompanhar e encaminhar ações personalizadas para os estudantes que apresentam maior risco.