Mais oito mil famílias em Alagoas serão atendidas pelo Auxílio-Chuvas. A ampliação da assistência financeira foi aprovada na quarta-feira (15) pelo Governo do Estado. Elas se somam às quatro mil que já tinham sido cadastradas nos 34 municípios incluídos no Decreto de Situação de Emergência. Com isso, o número de famílias beneficiadas passa, agora, para 12 mil.
A deliberação ocorreu durante reunião do Conselho do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), fonte dos recursos para o pagamento do benefício. Um total de 1.800 das quatro mil famílias inicialmente cadastradas no programa já receberam o Auxílio-Chuvas nessa segunda-feira (13), quando foi liberado o primeiro lote da primeira parcela de R$ 500.
O auxílio, no valor de R$ 2 mil, foi dividido em quatro parcelas, a serem pagas nos meses de junho, julho, agosto e setembro.
“Já estavam cadastradas inicialmente quatro mil famílias e, nesta quarta-feira, o Conselho do Fecoep incluiu mais oito mil famílias no Auxílio-Chuvas, totalizando doze mil famílias beneficiadas”, informou Aline Rodrigues, gerente de Monitoramento e Vigilância da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seades), responsável por coordenar as planilhas das famílias beneficiadas com o Auxílio-Chuvas.
“As pessoas que receberam no primeiro lote, cerca de mil e oitocentas famílias, estavam em situação mais urgente e se cadastraram primeiro, e o Estado agiu rápido. Mas em breve anunciaremos o complemento do primeiro lote das famílias que ainda não receberam, que somam duas mil e duzentas”, completou Aline.
A gerente acrescenta que dos 34 munícipios beneficiados no Decreto de Situação de Emergência, 25 deles tiveram as famílias contempladas com o pagamento no primeiro lote, que foi pago às famílias cadastradas até o dia 8 de junho.
“Já estamos preparando o segundo lote e em breve divulgaremos o dia do pagamento”, diz.
Como se cadastrar
Todas as famílias que tiveram prejuízos e precisaram deixar suas casas em razão das chuvas devem procurar a Secretaria de Assistência Social ou a Defesa Civil de seu município.
Esses dois órgãos são os responsáveis para averiguar e comprovar a situação das pessoas, comunicando à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) a necessidades delas receberem o Auxílio-Chuvas.
Aline Rodrigues ressalta que, com as fortes chuvas que voltaram a cair esta semana em Alagoas, especialmente nesta quarta-feira (15), o Governo está alerta a possíveis ajustes nos números de municípios beneficiados.