A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi reinaugurada na segunda-feira (6) em Batalha, Sertão do estado. A unidade estava fechada há 12 anos por dificuldades financeiras. Com a retomada das atividades, espera-se a geração de cerca de 3 mil empregos e a revitalização da Bacia Leiteira.
A solenidade contou com a presença do governador Paulo Dantas, de outras autoridades e de produtores de leite de várias regiões do Estado.
“Quis o destino que justamente um governador batalhense tivesse o prazer de reabrir esta fábrica que vai ofertar um novo horizonte para os mais de dois mil associados da CPLA, que adquiriu em suas instalações o que há de mais moderno em tecnologia para torná-la em breve espaço de tempo uma das maiores do Nordeste”, destacou Paulo Dantas, ao lembrar que seu pai fora presidente por quase três décadas da antiga Camila.
Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) irá trazer ao estado a redenção, segundo ele, graças ao apoio que a CPLA recebeu do Governo de Alagoas com os aportes e contrapartidas para que o sonho se tornasse possível.
“Esse é um passo muito importante para Alagoas. A consequência dessa parceria ajudará a aquecer não apenas o mercado de leite, mas irá promover também a geração de emprego no estado”, frisou o presidente.
A instalação da Unidade de Beneficiamento do Leite promete fabricar produtos de qualidade e de alta tecnologia para o mercado alagoano.
“A abertura dessa fábrica representa o fortalecimento de toda cadeia da produção de leite, como os associados da CPLA, o cooperativismo, assim como quem vive da agricultura familiar”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão.
Na ocasião, foi feita uma homenagem com uma placa ao fundador da CPLA, Fernando Medeiros, já falecido, representado na solenidade por seus familiares.