Maceió, AL

30°C
Clear sky

Minutos após inauguração, UCI Neonatal do HRM recebe 1° paciente

Serviço conta com 10 leitos e assegura assistência de Médio Risco aos recém-nascidos de União dos Palmares e região
Natural de Branquinha, o pequeno Arthur, com oito dias de nascido, deu entrada na unidade acompanhado da mãe (foto: Ruana Padilha)

Já está em funcionamento a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no município de União dos Palmares, a 80 km de Maceió. O equipamento foi inaugurado na noite de quinta-feira (3) pelo governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

O novo serviço conta com 10 leitos e vai assegurar assistência de Médio Risco aos recém-nascidos com até 28 dias, e que necessitam de acompanhamento contínuo, porém com menor complexidade que o Alto Risco.

PUBLICIDADE


Já os bebês com mais de 28 dias, e menos de 45 dias, poderão receber atendimento na UCI Neonatal, mas só após avaliação clínica. A internação será por meio do Núcleo de Regulação Interna do HRM, que analisará a necessidade de cada paciente.

“A UCI Neonatal do HRM é a prova de um trabalho planejado, que vem sendo realizado nos últimos anos, e que vai ampliar a assistência aos recém-nascidos da Zona da Mata de Alagoas”, destacou o govenador.

Minutos após a inauguração da UCI Neonatal, o primeiro recém-nascido foi internado, após apresentar lesões na pele. Natural da cidade de Branquinha, o pequeno Arthur Pedro dos Santos, com oito dias de nascido, deu entrada na unidade acompanhado da mãe, Vanessa dos Santos, de 16 anos, e da avó, Edvânia dos Santos.

O pediatra Roger Ribeiro explicou que o bebê apresentava lesões há três dias e que, se não tratadas, poderia evoluir para uma sepse, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.

“O pequeno foi diagnosticado com lesões postuladas. Essas lesões, se não forem bem tratadas, podem evoluir para uma sepse e a criança pode vir a falecer. Daí a importância de entrarmos com medicamentos, antibióticos, tratarmos ela e finalizarmos esse ciclo”, explicou o médico.

“Hoje, com a UCI Neonatal, nós temos total condição para que as crianças sejam tratadas aqui no HRM e, quando recuperadas, sejam devolvidas para o âmbito da família”, acrescentou.

Edvânia, avó da criança, agradeceu o atendimento. “Essa é a primeira vez que somos atendidos nesse hospital, mas todos nos receberam muito bem, foram muitos atenciosos com meu neto e minha filha. Só tenho a agradecer, principalmente por não precisar ir para Maceió. Será muito bom ficar mais perto deles durante os dias que passarem no HRM”, disse.

HRM

O   Hospital Regional da Mata foi inaugurado em 2020 e assiste mais de 214 mil habitantes da III Região de Saúde. A unidade conta com 148 leitos e assegura atendimento na área de urgência e emergência.

Além da população de União dos Palmares, onde está localizado, são atendidos moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.