O projeto Alagoas mais Limpa instalou no Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), coletores específicos para o recolhimento de resíduos sólidos como tampinhas plásticas, pilhas e baterias, cartelas de medicamentos vazias e lâmpadas fluorescentes. O objetivo da iniciativa é minimizar os impactos provocados pelo descarte incorreto do lixo.
O projeto é coordenado pela professora Iara Terra de Oliveira, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Química, sob a tutoria da professora Thaissa Lúcio Silva.
As tampinhas plásticas arrecadadas serão doadas para o projeto @tampinhalegal e a instituição beneficiada em Alagoas é o @amor21oficial. As pilhas e baterias serão entregues à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca.
As cartelas de medicamentos vazias serão destinadas à Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). A cada duas toneladas arrecadadas pela instituição, uma cadeira de rodas é doada ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
As lâmpadas fluorescentes são enviadas ao Supermercado Assaí, o qual possui ponto de coleta da Reciclus, entidade sem fins lucrativos e gestora da logística reversa de lâmpadas no Brasil.
Os coletores foram instalados na entrada do Bloco A e do Bloco das Coordenações, no Campus Arapiraca.
Alagoas Mais Limpa
O projeto Alagoas Mais Limpa teve início em 2021 e seu objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a importância do consumo consciente e do descarte correto dos resíduos sólidos.
A iniciativa foi idealizada pela professora Iara Terra de Oliveira e conta com a participação de professores e estudantes do curso de licenciatura em Química da Ufal de Arapiraca.
Várias ações já foram propostas e realizadas, inclusive em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Prefeitura de Arapiraca e Associações de catadores como a coleta de resíduos sólidos, gincanas ambientais, palestras, entre outras.