A 4ª edição do Plastitroque – evento que troca plástico por brindes – arrecadou mais de 2 toneladas de resíduos. A ação aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, na Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo, em Marechal Deodoro.
Como em uma gincana, o Plastitroque incentivou os estudantes a coletarem resíduos plásticos, como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e alimentos, para trocá-los por uma moeda social — o plasticoin.
Com a moeda em mãos, eles puderam escolher seus brindes, como o kit escolar composto por lápis, borracha, caneta, apontador, estojo, caderno de 10 matérias e lápis de cor, ou ainda um squeeze, uma garrafinha para água.
“De forma lúdica, os estudantes aprenderam a selecionar os resíduos e entender que eles têm valor. Dessa forma, os alunos chegaram à conclusão de que estes resíduos não podem ser descartados de forma inadequada e não devem chegar ao meio ambiente. Eles podem e devem ser reaproveitados, reutilizados, contribuindo para sustentabilidade”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem e voluntária na ação.
De acordo com os organizadores, ao realizar a separação dos resíduos, as crianças e a comunidade apoiam a economia circular e a geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem. Por isso, todo o material arrecadado será doado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR).
“A ação contribui muito para a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente e também para o sustento dos catadores”, afirmou José Roberto, presidente da COOPMAR. A estimativa é de que o material arrecadado no Plastitroque represente 20% a mais na renda de cada trabalhador, o que significa um incremento de R$ 6 mil adicionais para a cooperativa.
Números
Em sete edições realizadas em 2021, o Plastitroque, promovido pela Braskem, arrecadou mais de 10 toneladas em resíduos plásticos. De acordo com os organizadores, as ações impactaram positivamente mais de quatro mil pessoas.
Durante as ações realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, foram distribuídos mais de 5.300 kits, entre escolares, de alimentação e de higiene.
Nas últimas edições em Alagoas, foram arrecadadas mais de 4 toneladas de plástico que beneficiaram as cooperativas Cooplum, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Copvila.