O tucano “Toco”, do Ecopark Sol e Mar, situado no povoado de Barra Grande, em Maragogi, teve o bico reconstituído por veterinários, a partir da extremidade de outro animal que foi a óbito. O procedimento foi considerado um sucesso e a ave, vítima do tráfico de animais, se recupera bem.
“Após o implante, foi notável a melhoria na parte alimentar e comportamental do tucano, sendo esperados só benefícios para o animal com tal procedimento cirúrgico”, informou Murilo Loureiro, proprietário do Ecopark Sol e Mar.
Toco chegou o estabelecimento bastante debilitado. Perdeu parte superior do bico devido a maus-tratos ocasionados pelo tráfico de animais. Loureiro conta que a ave foi entregue por órgãos ambientais ao Ecopark Sol e Mar, onde vivem e são cuidados cerca de 600 animais.
“Todos vindos de órgãos ambientais. São animais que foram vítimas do tráfico ou maus-tratos e não conseguem sobreviver na natureza”, explica.
A cirurgia foi realizada na sexta-feira (20) e durou cerca de 40 minutos. Segundo Loureiro, o procedimento foi planejado durante 15 dias, entre a programação e execução, pela equipe da Vetz – Medicina de Animais Silvestres e Exóticos.
“Foi usado o método de resina odontológica, que garante uma excelente fixação, deixando esteticamente melhor e mais leve do que uso de placas ou parafusos, assim, auxiliando na readaptação do animal. O tucano Toco continua em observação e aos cuidados do Ecopark Sol e Mar”.
O Ecopark Sol e Mar (@psolemar) fica localizado em Barra Grande, Maragogi, e é aberto ao público.