Mais estudantes estão permanecendo na escola e concluindo o ensino médio na rede pública de Alagoas. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que, entre 2022 e 2025, o estado registrou uma redução expressiva nos principais indicadores de permanência escolar.
A taxa de abandono caiu de 7,5% para 1,4%, uma redução superior a 80%. A reprovação recuou de 7,6% para 2,7%, enquanto a distorção idade-série — indicador que mede o percentual de estudantes com atraso escolar — passou de 30,5% para 21,6%. Na prática, isso significa que mais jovens estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir a educação básica na idade adequada.
Os resultados refletem a combinação de políticas públicas voltadas à permanência dos estudantes, reunindo iniciativas dos governos estadual e federal.
Entre as ações do Governo de Alagoas está o Cartão Escola 10, que concede auxílio mensal de R$ 100 para estudantes do ensino regular e de R$ 150 para alunos das escolas de tempo integral que mantêm frequência superior a 90%. O programa também oferece um incentivo de R$ 2 mil para quem conclui o ensino médio.
As políticas estaduais são reforçadas pelo Pé-de-Meia, programa do Governo Federal lançado em 2024 para estimular a permanência dos estudantes no ensino médio. Desde sua criação, 172.188 estudantes alagoanos já foram beneficiados, sendo 51,5% mulheres e 48,5% homens.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, o conjunto dessas iniciativas tem produzido resultados concretos.
“As políticas de assistência educacional financeira têm apoiado demais a permanência do aluno. Independentemente do que se diga, essa assistência tem trazido o estudante para a escola”, afirma.
Destaques
Outro destaque é o programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, que acompanha os estudantes durante o ensino médio por meio de professores responsáveis por orientar as turmas, monitorar o desempenho escolar e fortalecer os projetos de vida dos jovens.
“Hoje, temos uma escola muito mais acolhedora, mais próxima do estudante e comprometida para que ele permaneça na escola e permaneça para aprender”, destaca Ricardo Lisboa.
As oportunidades também foram ampliadas com o Foca no Enem, programa da rede estadual criado para preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo Ricardo Lisboa, a iniciativa aumentou a confiança dos jovens na possibilidade de ingressar na universidade.
“Quando começamos o Foca no Enem, muitos alunos diziam que não fariam a prova porque acreditavam que não conseguiriam passar. Hoje, eles se inscrevem muito mais porque passaram a acreditar que podem concluir o ensino médio com sucesso e chegar à universidade.”
Os avanços também acompanham os investimentos na infraestrutura da rede estadual, com a construção de novas unidades do programa Escola do Coração, ampliação da oferta de ensino integral e expansão da educação profissional, aproximando a formação dos estudantes das demandas do mercado de trabalho.








