Maceió, AL

30°C
Clear sky

Prefeitura quer livrar mulheres de assédio em bares e restautantes

Campanha Maceió Sem Assédio objetiva conscientização de empresários e colaboradores para combater assediadores
Campanha Maceió Sem Assédio foi lançada pela Prefeitura de Maceió / foto: Itawi Albuquerque

Abraçar, tocar, beijar ou encostar em uma pessoa sem permissão é assédio, é crime e precisa ser combatido em  bares e restaurantes.

Eis a razão pela qual a Prefeitura lançou a campanha Maceió Sem Assédio. O objetivo é contar com apoio de empresários para combater os assediadores.

PUBLICIDADE


De acordo com a Prefeitura, Maceió é referência negativa no contexto nacional do assédio. As estatísticas nada favoráveis são o impulso da campanha.

“Precisamos transformar a sociedade civil e estabelecer locais seguros para as mulheres”, avisa Ana Paula Mendes, da coordenação da campanha.

Uma das estratégias para combater o assédio é a capacitação dos funcionários dos estabelecimentos comerciais onde o crime ainda é muito comum.

No dia 10 de maio, até três funcionários de cada estabelecimento serão treinados sobre acolhimento humanizado das possíveis vítimas do crime de assédio.

Isso inclui, por exemplo, o acompanhamento até veículo particular ou transporte público da mulher que pedir ajuda após ter sido assediada naquele recinto.

“Todos os nossos colaboradores precisam lidar com este problema”, observa Brandão Júnior, presidente da Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel).

A Prefeitura pretende afixar materiais instrutivos, em pontos específicos dos estabelecimentos, e identificá-los como “empresa amiga da mulher”.

A campanha foi idealizada pelo Gabinete Integrado de Políticas para Mulheres e integra as ações do Salve Mulher, programa de enfrentamento à violência.

Com informações de Thiago Gomes, da Secom/Maceió