Maceió, AL

30°C
Clear sky

Elas não vão mais faltar à aula por causa da menstruação

Projeto Meu Ciclo Escolar garante kits de higiene íntima para mais de 22 mil adolescentes em 300 escolas da rede estadual
Estudante da rede estadual mostra kits para higiene íntima: distribuição bimestral / Foto: Thiago Ataíde

A estudante Lara Cristina, do 2° ano da Escola Estadual Afrânio Lages, de Maceió, já se ausentou por até sete dias da escola porque não tinha absorventes para conter o fluxo menstrual.

Com o programa Meu Ciclo da Escola, que distribui absorventes para mais de 22 mil adolescentes em mais de 300 escolas, Lara acredita que não mais terá sua rotina escolar prejudicada.

PUBLICIDADE


“Eu já fui uma prejudicadas e fico feliz em saber que isso não será mais uma realidade entre as mulheres da rede estadual”, explicou à assessoria de imprensa da Secretaria de Educação.

Ana Júlia, que cursa o 2° ano na Escola Moreira e Silva, em Maceió, diz estar sendo valorizada, atualmente, porque a menstruação atrapalhava os estudos de sua mãe e da avó.

“Não tinham dinheiro para comprar absorventes. Hoje, a situação é diferente. Sei que muitas meninas agora podem ter esse apoio e esse suporte”, ressaltou a estudante, que tem 16 anos.

Elas são duas das mais de 22 mil adolescentes com idades entre 16 e 18 anos que serão beneficiadas pelo projeto de distribuição de kits de absorventes higiênicos em todo o estado.

Além dos absorventes, os kits têm sabonetes íntimos e lenços umedecidos. Os produtos garantem a manutenção da higiene e devem evitar as ausências em sala de aula.

A entrega dos produtos de higiene do projeto Meu Ciclo Escolar é feita bimestralmente, sob supervisão dos gestores de cada uma das mais de 300 escola escolas inseridas no projeto.

Para o secretário estadual de Educação, José Oliveira, educação deve ir além das questões pedagógicas. Ele destaca a construção da rede de amparo social para estudantes mais vulneráveis.

https://www.instagram.com/p/Ccx8MXcrqJB/?utm_source=ig_web_button_share_sheet