Maceió, AL

30°C
Clear sky

Dose de reforço da CoronaVac eleva proteção em imunossuprimidos

Estudo mostrou taxas que superam os 90% de positividade de anticorpos IGG para os que tomaram três doses do imunizante
Com aplicação da terceira dose da CoronaVac, a resposta imunológica dos imunossuprimidos subiu de 60% para mais de 90% (Ascom Sesau/AL)

Pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas em pacientes imunossuprimidos apontou alta resposta imune da CoronaVac como dose de reforço. O estudo mostrou taxas que superam os 90% de positividade de anticorpos IGG para os que tomaram três doses do imunizante contra a Covid-19.

Há também extensão do estudo para a quarta dose de reforço heterólogo (mais de um tipo de vacina) com o imunizante da Pfizer.

PUBLICIDADE


A pesquisa contou com mais de mil pacientes com doenças autoimunes (artrite reumatoide, lúpus, entre outras), seguido de um grupo de indivíduos saudáveis, sem doenças imunossupressoras.

Com aplicação da terceira dose da vacina, a resposta imunológica dos imunossuprimidos “subiu de 60% para mais de 90% e, entre os controles saudáveis, para 100%. Então, foi uma resposta excepcional”, revelou Nádia Aikawa, médica reumatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Com Jornal da USP