Maceió, AL

30°C
Clear sky

100 bolsas de graduação EaD gratuitas para pessoas com TEA e mães de crianças autistas

Inscrições começam nesta segunda (26) e seguem até 6 de junho; edital foi lançado pela Companhia Ser Educacional
Alguns dos cursos de graduação elegíveis são Administração, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Empreendedorismo Digital, Marketing, entre outros (Rosivaldo Lima/UNINASSAU)

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o edital que oferta 100 bolsas de graduação EaD gratuitas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mães de crianças autistas. A iniciativa faz parte dos projetos “Novas Histórias” e “Mãe Esperança”, ambos do Programa EaD Social.

O edital foi lançado pela Companhia Ser Educacional (B3 SEER3) – mantenedora das marcas UNINASSAU, UNAMA e UNIFAEL. As inscrições seguem até 6 de junho de 2025. O intuito é ajudar as pessoas autistas e mães de crianças neurodivergentes a ingressarem no ensino superior, tendo novas oportunidades.

PUBLICIDADE


O total de vagas está dividida entre as Instituições de Ensino Superior que integram a Ser Educacional. Desta forma, em cada projeto, foram destinadas 50 vagas para a UNINASSAU, 30 para UNAMA e 20 para UNIFAEL.

Alguns dos cursos de graduação elegíveis são Administração, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Empreendedorismo Digital, Marketing, entre outros.

“Essa é uma demonstração do nosso compromisso em tornar o ensino superior mais acessível e inclusivo. A flexibilidade do ensino a distância pode ser valiosa para esses públicos, permitindo que conciliem seus estudos com outras responsabilidades e necessidades. Já a diversidade dos cursos oferecidos reflete nosso esforço em atender a uma ampla gama de interesses. Somos uma empresa que não apenas educa, mas também se engaja ativamente com as demandas da sociedade”, afirma Jânyo Diniz, CEO da Companhia Ser Educacional.

Etapas

A primeira etapa do processo seletivo consiste em uma pré-seleção para apresentação de documentações. Na segunda fase do processo seletivo, as pessoas serão contatadas para orientações detalhadas sobre a inscrição no site e a realização de uma redação.

“Essa iniciativa nasce do nosso compromisso de promover a inclusão e oferecer oportunidades transformadoras para quem mais precisa. Sabemos dos desafios enfrentados pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista e pelas mães que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos neurodivergentes”, disse Adriane Mendes, gerente de Governança e Social do Ser Educacional.

“Acreditamos que a educação é um pilar fundamental para os desenvolvimentos pessoal e profissional e a conquista de uma vida com mais autonomia e novas perspectivas”, acrescentou.

O Programa EaD Social tem o objetivo de promover bolsas de graduação e pós-graduação na modalidade de Ensino a Distância para públicos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Confira o calendário da iniciativa: 

Abertura do edital: 20/05;

Inscrições: 26/05 a 06/06;

Pré-seleção: 09/06 a 13/06;

Resultado da pré-seleção: 16/06.

Sobre o Mãe Esperança

Ele foi criado para levar qualificação profissional por meio da doação de bolsas de graduação e pós-graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para mães de filhos com autismo, já que a maioria delas tem dificuldades em frequentar aulas presenciais.

Sobre o Novas Histórias

O projeto foi criado para oferecer bolsas de graduação EaD para pessoas com TEA, propiciando as condições necessárias para eliminar as barreiras de acesso à educação, promovendo sua formação integral com vistas à autonomia e independência.

Para mais informações, acesse o edital lista de cursos atualizada.

PUBLICIDADE