Maceió, AL

30°C
Clear sky

Escolas em Alagoas podem promover conferências climáticas

Para participar, escola deve criar ou recriar Comissão de Meio Ambiente e mobilizar a comunidade educativa
Alunos de escola pública estadual prontos para conferência sobre meio ambiente

Escolas de ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) em Alagoas têm até o dia 30 de junho para a promoção da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA).

A iniciativa é um processo de mobilização para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas com projetos e ações propositivas de enfrentamento às mudanças climáticas, fortalecendo a educação ambiental.

PUBLICIDADE


O tema deste ano é “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”. Todas as informações para a realização do evento estão disponíveis no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma

A CNIJMA visa promover o conhecimento e o envolvimento ativo dos participantes na busca por soluções para os desafios ambientais mais urgentes da atualidade, valorizando a cidadania ambiental nas escolas e comunidades.

Desde sua criação em 2003, a CNIJMA já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores das áreas de educação e meio ambiente.

Como participar

Após definir a data da Conferência, a escola deve criar ou recriar a sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) para mobilizar a comunidade educativa para o evento.

Criada a comissão, estudantes e educadores atuarão na elaboração de projetos de ação com base na realidade local e que tragam propostas voltadas aos três eixos da conferência:

1) Territórios Saudáveis – ações direcionadas à promoção da saúde e bem-estar das pessoas e dos ecossistemas que elas integram;
2) Territórios que Protegem – ações de conscientização e prevenção de desastres provocados pelas mudanças climáticas;
3) Territórios de Paz e Sustentabilidade – ações, comportamentos e atitudes que incentivem uma cultura de inclusão, de respeito à diversidade e de paz.

PUBLICIDADE