Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoano conquista 3 ouros na seletiva para o Brasileiro Loterias Caixa de Natação Paralímpica

Competição foi disputada neste sábado (17) em Aracaju (SE); William Costa brilhou ao vencer as 3 provas que disputou
Além das medalhas de ouro, William alcançou o índice necessário para garantir vaga no Brasileiro (Ascom Fiea)

O paratleta William Costa Neves, de 32 anos, integrante do Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD), conquistou três medalhas de ouro na seletiva nacional para o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação Paralímpica, disputada neste sábado (17), em Aracaju (SE).

O alagoano brilhou ao vencer as três provas que disputou: os 400 metros livre, os 50 metros livre e os 100 metros peito.

PUBLICIDADE


William encerrou sua participação com o tempo de 6min23s74 nos 400m livre, 34s74 nos 50m livre e 1min29s92 nos 100m peito — marcas que lhe renderam o lugar mais alto do pódio em sua categoria e o índice para a competição nacional.

“Voltar com três ouros e o índice é uma vitória pessoal e coletiva. Agradeço ao Sesi Alagoas por todo o suporte. Vamos com tudo para o Brasileiro”, comemorou o atleta.

Na primeira prova do dia, os 400 metros livre, o atleta chegou a sentir uma fisgada na região lombar durante a virada dos 300 metros. A dor acendeu o alerta da equipe técnica, mas, graças ao trabalho rápido e eficaz do fisioterapeuta Sílvio Romero, William conseguiu se recuperar a tempo e disputar as duas provas seguintes, nas quais também saiu campeão.

Índice

Além das medalhas de ouro, William alcançou o índice necessário para garantir vaga no Brasileiro, que será realizado em dezembro, na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, reunindo os melhores atletas da natação paralímpica do país.

Competindo na classe S12 — destinada a atletas com deficiência visual —, William mostrou domínio técnico e excelente desempenho físico ao longo da competição.

A seletiva contou com a participação de cerca de 70 atletas de diversos estados, todos em busca de um lugar no principal evento da modalidade no calendário nacional, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Ele fez uma competição perfeita. Resultado do comprometimento nos treinos e da experiência acumulada em outras provas importantes”, avaliou o professor Pablo Lucini, que acompanhou o atleta na viagem junto ao fisioterapeuta Sílvio Romero. A preparação e a estratégia foram coordenadas pelo técnico Henrique Costa.

Em 2024, William já havia subido ao pódio com um bronze no nado peito no Campeonato Brasileiro. Agora, retorna ao cenário nacional com ainda mais confiança.

O Programa Sesi Pessoas com Deficiência é uma iniciativa voltada ao desenvolvimento esportivo e à inclusão por meio do esporte. Atualmente, cerca de 150 pessoas com deficiência são atendidas pelo programa, que conta com estrutura técnica especializada e acompanhamento multidisciplinar.

PUBLICIDADE