O 14º Encontro Estadual de Adoção ocorre no Maceió Shopping, dias 22 e 23/05. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça (TJAL), terá curso para pretendentes à adoção, capacitação de profissionais dos serviços de acolhimento, exposição fotográfica e palestras.
Equipes do Judiciário vão esclarecer dúvidas sobre como adotar ou apadrinhar crianças e adolescentes. O encontro é organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com a 28ª Vara Cível – Infância e Juventude e Diretoria de Comunicação do TJAL.
Primeiro dia
No dia 22, as atividades começam às 9h. Das 10h às 12h, equipes multidisciplinares do TJAL debaterão sobre o Sistema Nacional de Adoção (SNA), estudos psicossociais e emissão de opinião técnica em processos de habilitação de pretendentes.
A abertura oficial do evento será às 12h, com presença do presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados (OAB), Executivo e Legislativo.
Das 13h às 16h, equipes dos serviços de acolhimento passam por capacitação. De 18h às 19h, ocorre bate-papo sobre adoção com estudantes de Direito e Psicologia. Das 19h às 21h, Encontro do Grupo de Apoio à Adoção de Alagoas (GAAAL).
Segundo dia
Na sexta (23), pretendentes à adoção passam por preparação jurídica e psicossocial, das 9h às 13h e das 14h às 16h. Às 13h, bate-papo com os estudantes de escola pública com o tema: Direitos e deveres no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Das 14h às 17h, palestrantes debatem adoção e questões étnico-sociais, desenvolvimento das crianças e passo a passo da adoção. Famílias que já adotaram participam das discussões.
Por fim, às 18h terá o encerramento da exposição fotográfica com entrega das fotografias e homenagens.
Arapiraca
A cidade de Arapiraca vai receber o 2º Encontro Regional de Adoção no dia 28 de maio. A ação ocorrerá no Shopping Partage Arapiraca. A programação está em fase de definição.