Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ufal abre credenciamento de MEIs para serviços de jardinagem em 7 campi

Contratação representa uma estratégia que moderniza as práticas administrativas e tem impacto socioeconômico
Objetivo é formar um cadastro de profissionais aptos a prestar serviços nos campi de Maceió, Arapiraca, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçosa (foto: Freepik)

Você é Microempreendedor Individual (MEI) e trabalha com jardinagem? Então confira essa boa notícia: a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com edital aberto para o credenciamento de MEIs que atuam nessa área.

Segundo a instituição de ensino superior, o objetivo é formar um cadastro de profissionais aptos a prestar serviços nos campi localizados em Maceió, Arapiraca, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçosa.

PUBLICIDADE


A ação está prevista na nova Lei de Licitações e foi fruto de um esforço conjunto entre Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

Como se candidatar

Para se candidatar, é necessário possuir registro ativo como MEI, com a atividade de jardinagem (CNAE 8130-3/00) devidamente cadastrada no Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Não serão aceitas inscrições de pessoas com vínculo familiar com servidores da Ufal.

Os interessados devem preencher um formulário eletrônico disponível no site da Universidade e apresentar documentação comprobatória, como CNPJ, CCMEI, documento de identificação, comprovante de residência e de experiência ou curso na área.

Relevância

A coordenadora de Projetos, Obras e Meio Ambiente da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Selene Maíra Morales, destacou a relevância ambiental e social da proposta.

“Dentre as demandas de gestão ambiental que a Universidade deve atender, a manutenção paisagística é de grande relevância, devido à extensa área verde dos nossos campi. A contratação de MEIs representa uma estratégia que moderniza as práticas administrativas e tem impacto socioeconômico importante para a sociedade”, explicou a gestora.

A Ufal informa, ainda, que o credenciamento ficará aberto por tempo indeterminado, com análise de novas inscrições realizadas até o 5º dia útil de cada mês. Os profissionais serão convocados conforme a ordem de cadastro sempre que houver demanda.

A convocação será feita por telefone e e-mail, e os jardineiros terão um dia para visitar o local do serviço e dois dias para confirmar o interesse. Além disso, os profissionais devem utilizar equipamentos e ferramentas próprias, além de manter em dia as certidões fiscais e trabalhistas.

Sucesso

Segundo o coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços da Ufal, José Edson Lima, essa iniciativa já vem sendo testada com sucesso.

“Esse é o segundo credenciamento que realizamos. O primeiro foi no ano passado, com 32 atividades voltadas às unidades do interior. Agora, expandimos a iniciativa com foco exclusivo na jardinagem para todas as unidades da Universidade. É uma forma mais econômica de contratação, que valoriza o trabalhador, que recebe mais do que ganharia como terceirizado, e fortalece a economia local, especialmente em cidades pequenas”, explicou Lima.

PUBLICIDADE