Maceió, AL

30°C
Clear sky

Exposição fotográfica preserva essência do centro de Maceió

Até julho, fotografias de Lulla Castelo Branco poderão ser vistas em quatro entidades públicas na região central da capital
Região central da capital alagoana, em registro do fotógrafo Lula Castelo Branco

O repórter fotográfico Lula Castello Branco é o autor das vinte imagens que ilustram a exposição “Centro de Maceió, onde fica?”, que estará aberta ao público a partir de terça-feira (22/04), às 19h, no Teatro Deodoro.

Até julho de 2025, a mostra passará pelo Complexo Cultural Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e CBTU Maceió, no centro de Maceió.

PUBLICIDADE


A exposição está segmentada em cinco eixos: cotidiano, personagem, logradouro, arquitetura e geografia. As imagens enaltecem a memória coletiva do bairro, peculiaridades históricas, ruas e praças.

Essência simbólica do bairro

“As imagens pretendem expressar a essência simbólica do Centro e elevar o bairro a novos patamares de reconhecimento”, diz curadora Ana Karina Moraes, curadora da exposição.

O projeto “Centro de Maceió, onde fica?” contribui para a sua preservação e incentiva a população a enxergá-los como parte de sua identidade alagoana, informa a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O trabalho também amplia a oferta de atividades culturais, fortalecendo os setores de comércio, serviço, turismo e cultura, promovendo a formação de futuros guardiões do bairro

Quem é Lula Castelo Branco

O jornalista Lula Castello Branco tem larga experiência em fotojornalismo, produções culturais, cinema, publicidade, correspondência de agências e editoras, diagramação e jornalismo impresso e digital.

Formado na Ufal, em 1996, guarda em seu diversificado portfólio os trabalhos desenvolvidos em redações e agências de publicidade de Alagoas. É diretor da empresa autônoma Poemídia, há 40 anos.

Serviço:
Programação da Exposição “Centro de Maceió, onde fica?”

Abertura:
Terça-feira, 22 de abril, às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Locais, dias e horários:

  • Complexo Cultural Teatro Deodoro – de 22 de abril a 15 de maio (de segunda a sexta, das 8h às 14h)
  • Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) – de 19 de maio a 9 de junho (segundas e sextas-feiras, das 9h às 14h; terças e quintas-feiras, das 9h às 16h)
  • Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos – de 12 de junho a 30 de junho (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
    Companhia Brasileira de Trens Urbanos – Maceió (CBTU Maceió) – durante o mês de julho

Endereços:

  • Complexo Cultural Teatro Deodoro – Praça Marechal Deodoro, nº 1, bairro do Centro, Maceió (AL)
  • Museu Palácio Floriano Peixoto – Praça dos Martírios, nº 517, bairro do Centro, Maceió (AL)
  • Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos – Praça Dom Pedro II, S/N, bairro do Centro, Maceió (AL)
  • Companhia Brasileira de Trens Urbanos – Maceió – R. Zacarias de Azevedo, S/N, bairro do Centro, Maceió (AL)
PUBLICIDADE