Eliane da Silva não esconde o quão orgulhosa estar de dizer que sua filha é, de fato, deodorense, ou seja, nasceu em Marechal Deodoro. Até um ano e 7 meses atrás, os “deodorenses” nasciam geralmente em Maceió porque a maternidade local não oferecia estrutura para realização de partos.
“Quando tive minha primeira filha, precisei ir para outro município. Agora, terei o orgulho de dizer à Julinha que ela é deodorense e que ela nasceu aqui”, explicou a mãe. Ana Júlia, afilha da Eliane, é a 400° criança nascida na Casa de Parto Imaculada Conceição, desde que a unidade foi reaberta.
A unidade foi reaberta 1 ano e sete meses atrás com apoio do Governo de Alagoas, permitindo às mães o direito de escolher o município onde residem para o nascimento de seus filhos e filhas. Antes deste período, milhares de “deodorenses” nasceram em maternidades de Maceió, município vizinho.
Desde a reabertura a unidade hospitalar, a Prefeitura agracia as mães com kit enxoval. “Nossa gente está nascendo aqui com cuidado, qualidade e respeito”, observou o prefeito Claudio Filho, para quem a maternidade contribui para resgatar o amor à cidade de Marechal Deodoro.
Seis anos fechada
A maternidade ficou fechada entre 2014 e 2020. Em agosto de 2020, foi reinaugurado depois de reforma com apoio do Governo de Alagoas, que investiu R$ 970 mil na reestruturação da unidade, segundo informações da Prefeitura municipal.