A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que o Governo de Alagoas inaugura em Coruripe, nesta terça (4), à margem da AL 101 Sul, deve agilizar o atendimento médico de urgência na região sul do estado.
A UPA de Coruripe estará conectada a outros serviços de saúde, como o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, hospitais e unidades de apoio diagnóstico também.
Recursos próprios
Com a proposta de atendimento ágil e humanizado, o equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu investimento de R$ R$ 9.294.864,37 milhões. Os recursos são do Tesouro Estadual.
A UPA de Coruripe é do Tipo III e atenderá casos de média complexidade, proporcionando maior suporte à população e integração entre a Atenção Básica e assistência hospitalar.
Classificação de risco
O funcionamento da unidade será pautado pela classificação de risco, garantindo que os pacientes mais graves tenham prioridade no atendimento.
A unidade oferecerá serviços de diagnóstico, como raios-X, exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de observação clínica por até 24 horas para estabilização dos pacientes.
O equipamento da rede de urgência e emergência estadual, garantindo atendimento intermediário em complexidade, com estrutura para reanimação e estabilização de pacientes graves.