Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoas Mais Verde incentiva a arborização através da doação de mudas

Projeto do IMA ajuda a recuperar áreas degradadas e promove a arborização no estado
Pedido pode ser feito através do Portal Ambiental IMA +, mas também é possível protocolar um ofício de solicitação presencialmente, na sede do IMA (foto: Ascom IMA)

O projeto Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), ajuda a recuperar áreas degradadas através de doações de mudas. O objetivo é promover a arborização no estado.

A iniciativa dissemina conhecimento sobre a educação ambiental para crianças, adultos e ONGs. Além disso, também promove o plantio de espécies nativas que são encontradas nos principais biomas alagoanos: Mata Atlântica e Caatinga.

PUBLICIDADE


Segundo o coordenador do projeto, Wictor Thomas, o viveiro florestal do IMA conta com diversas espécies nativas disponíveis para doação, e qualquer pessoa pode solicitar uma muda para o plantio.

“Essas plantas, em geral, são árvores que já têm um crescimento mais avantajado. As pessoas podem fazer as solicitações dessas árvores, colocando lá a quantidade, as espécies de interesse e qual é a área onde será feito o plantio”, explicou o biólogo.

O pedido pode ser feito através do Portal Ambiental IMA +, mas também é possível protocolar um ofício de solicitação presencialmente, na sede do IMA, localizada no bairro do Farol.

Coordenador do projeto, Wictor Thomas diz que viveiro florestal do IMA conta com diversas espécies nativas disponíveis para doação 

Caso o interessado não conheça as espécies e tenha dúvidas sobre quais plantas seriam adequadas para o espaço onde deseja cultivá-las, um técnico responsável poderá escolher e informar como deverá ser feito o plantio.

Entre as árvores disponíveis no viveiro estão exemplares de Pau-brasil, Ipês roxo, amarelo, rosa e branco, Aroeira, Ingá, Oitizeiro, Canafístulas, Farinha seca e Paineira rosa.

“Em geral, as espécies mais pedidas são os Ipês, já que são plantas que tem uma beleza natural muito grande e flores vistosas. Mas outras espécies têm o mesmo potencial, como o Jenipapo, Tamboril e o Pau-brasil, que são espécies que também têm flores vistosas”, contou Thomas.

Tire dúvidas

Se após o recebimento das mudas o solicitante tiver dúvidas sobre os cuidados que deve ter com as árvores, como adubação e podas, é possível entrar em contato com o IMA através do ramal da educação ambiental.

Os técnicos responsáveis pelo projeto auxiliam com informações sobre as espécies doadas, para garantir que o exemplar cresça bonito e saudável.

“Eu convido todos a plantarem árvores, fazendo com que nosso estado seja ainda mais verde, proporcionando mais bem-estar, como sombras, ar fresco e diminuição da temperatura. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de vida e também a questão ecológica, que é muito importante para nós”, propõe o coordenador.