Maceió, AL

30°C
Clear sky

Portal de Zoologia exibe em fotos a exuberância da APA Costa dos Corais

São mais de 1.600 fotografias de seres espalhados pelo mundo, a maioria do Nordeste brasileiro
Do banco de imagens, 160 são da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade federal de conservação marinha e costeira do Brasil (fotos: Portal de Zoologia)

“De Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe a sua natureza”. É com esse convite que o Portal de Zoologia instiga o cidadão do mundo a conhecer a riqueza da fauna planetária e colaborar fornecendo imagens de animais dos mais diversos.

A inciativa é do professor da Universidade de Pernambuco (UPE) Filipe Aléssio e já reúne, desde 2017, mais de 1.600 fotografias de seres espalhados pelo mundo, a maioria do Nordeste brasileiro.

PUBLICIDADE


Dessas imagens, 160 são da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade federal de conservação marinha e costeira do Brasil, entre Alagoas e Pernambuco.

A partir de 2023, a iniciativa ganhou novo impulso com o apoio da Fundação Toyota do Brasil e SOS Mata Atlântica ao Instituto BiomaBrasil, por meio do projeto de ciência cidadã Jangadas Conectadas, coordenado pelo professor da UPE, Clemente Coelho Júnior.

Presente em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, o Jangadas Conectadas tem o propósito de subsidiar o turismo de base comunitária da Rota Ecológica, facilitando o acesso dos jangadeiros e turistas a um rico banco de imagens e informações sobre a exuberante fauna da APA Costa dos Corais, região onde os municípios estão inseridos.

A divulgação científica sobre a biodiversidade é feita através de uma interface de realidade aumentada, que pode ser acessada com smartphones, através de códigos QR, colocados nas jangadas dos condutores que atendem as demandas de passeios para as piscinas naturais, estuários, praias e que operam o turismo de observação do peixe-boi marinho.

“Produzimos também cartazes que são disponibilizados para os receptivos, pousadas e estabelecimentos comerciais da região”, informa Coelho, acrescentando que nos próximos dias o projeto desembarca em Maragogi.

Participação

De acordo com o pesquisador, qualquer pessoa pode participar de duas formas. A primeira é conhecendo a fauna por meio do Portal. A segunda é fornecendo as imagens que serão inseridas na plataforma.

“A pessoa pode fazer um cadastro no site, bem simples. Ele exige um e-mail para depositar sua foto que pode ser tirada com o celular; não precisa ser profissional. É necessário colocar uma descrição, que também não precisa ser científica. Findo isso, você vai colocar uma bandeirinha de marcação no mapa e terá as coordenadas geográficas. Isso cria um banco de dados importantíssimo para a APA Costa dos Corais”, pontuou Coelho.

“Nós estamos falando de um banco de imagens de espécies que ocorrem na região, e isso pode ajudar pesquisadores, escolas públicas e professores que querem trabalhar a biodiversidade”, concluiu.

Conheça o Portal de Zoologia clicando aqui.