Maceió, AL

30°C
Clear sky

Instituto vai gerir Polo Cacá Diegues de Cinema e Cultura, em Maragogi

Entidade terá como presidente o médico, escritor e ex-prefeito do município, Fernando Sérgio Lira
Reunião também serviu para discutir a possibilidade da instalação em Maragogi do Museu Cacá Diegues, por meio do acervo do cineasta, que seria levado para o município (foto: cortesia)

Maragogi vai ganhar o Polo Cacá Diegues de Cinema e Cultura. Um passo importante para isso será dado na próxima semana, com a formalização do Instituto que vai gerir o empreendimento. A entidade terá como presidente o médico, escritor e ex-prefeito do município, Fernando Sérgio Lira.

“Será o Polo Verde Cinematográfico Cacá Diegues, inédito no mundo. A gente está costurando, finalizando essa entidade privada de direito público para angariar recursos, emendas, Lei Rouanet, e investir totalmente na capacitação das pessoas nativas da nossa região para serem diretores, cineastas, cameramans, roteiristas, atores”, revelou Sérgio Lira ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

Em dezembro do ano passado, ele recebeu em Maragogi a visita de Carlos Monte e de Renata Magalhães, esposa de Cacá Diegues, para discutir a criação do Polo de Cinema, cuja denominação é uma homenagem ao cineasta alagoano.

“Cacá Diegues, um dos maiores nomes do cinema brasileiro; sua esposa, Renata Magalhães, além de Carlos Monte, conselheiro da família e pai da Cantora Marisa Monte, abraçaram o projeto com entusiasmo”, contou Sérgio Lira.

O encontro também serviu para discutir a possibilidade da instalação em Maragogi do Museu Cacá Diegues, por meio do acervo do cineasta, que seria levado para o município.

Transformação

O Polo Cinematográfico promete transformar a cidade e a região da Costa dos Corais em um centro de referência para o audiovisual no Brasil, combinando a força criativa da juventude local com a beleza deslumbrante do cenário natural.

“Vamos abrir espaço com todo esse mundo que a gente tem de Mata Atlântica, de verde, de mar; dessa estrutura belíssima e descomunal de manguezais, pra gente, então, explorar cinematograficamente tudo isso, com a sua história e a sua cultura”, pontuou Sérgio Lira.

O CEO da TV Costa dos Corais e produtor audiovisual, Marcos Santos, será o diretor comercial. Após a formalização do Instituto, as obras para construção do Polo Cinematográfico terão início, ainda este ano.

“O Polo é uma iniciativa inovadora que une capacitação profissional, preservação ambiental e estímulo ao empreendedorismo. O objetivo principal é criar oportunidades para os jovens da região, tornando-os protagonistas em uma economia digital e criativa”, explicou Marcos Santos.

O projeto inclui: cursos de capacitação em audiovisual (produção, edição de vídeo, animação digital e operação de drones); fomento ao empreendedorismo (formação de cooperativas e startups no setor criativo), parcerias estratégicas (instituições como SEBRAE, SENAI, universidades e ONGs nacionais e internacionais); atração de grandes produções, promovendo Maragogi como cenário ideal para filmes, séries e conteúdos audiovisuais.

“O Polo Cacá Diegues de Produção Audiovisual é mais do que um projeto — é um movimento que promete reposicionar Maragogi e a Costa dos Corais como um dos destinos mais inovadores e atrativos do Brasil, para viver, visitar e criar”, concluiu Sérgio Lira.