Das 60 pessoas com deficiência submetidas à prova prática de direção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 83% (50 candidatos) foram aprovadas para a categoria B, entre janeiro e dezembro de 2024.
“Nunca imaginei que seria possível dirigir. Mas com o carro adaptado, consegui. Agora vou poder levar minha família para passear”, explica Josefa Santos Monteiro, aprovada no exame aos 52 anos.
Ela tem prótese no joelho devido à perda de cartilagem e relatou que, antes de saber sobre a possibilidade de se submeter ao exame prático com um veículo adaptado, enfrentava dificuldades para dirigir.
Vitória pessoal
“Esse momento é uma vitória na minha vida porque já nessa idade estou conquistando algo novo, que foi incentivado pela minha filha”, comemorou a dona de casa, ao sair da prova e encontrar a filha e a neta.
Em 2023, o Detran adquiriu veículo adaptado exclusivamente para atender pessoas com deficiência. Em 2024, todos os profissionais da banca examinadora foram treinados para atender ao público PCD.
“Temos proporcionado mais segurança e confiança para os candidatos, além de garantir que todos tenham condições de realizar os exames”, destaca Manassés Mesquita, chefe da Banca Examinadora do Detran.
Superou adversidades
Otávio Bernardino Neto, de 32 anos, enfrentou muitas adversidades até conquistar a tão sonhada habilitação. Por causa do câncer, teve um osso da perna substituído por uma uma prótese.
“Foram mais de oito anos tentando, mas nunca perdi a esperança. Hoje, poder dizer que estou habilitado é um sonho realizado. Dedico essa vitória ao meu pai e à minha esposa”, celebra Otávio.
Como fazer o teste
Para fazer uso do carro adaptado, os candidatos devem solicitar o veículo enviando um documento oficial com foto e o laudo médico emitido pela Junta Médica do Detran para o e-mail [email protected].