Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que Alagoas registrou o maior crescimento na produção de energia solar no Nordeste em 2024, com alta de 27,1% na potência instalada de sistemas fotovoltaicos. O avanço coloca o estado na sétima posição nacional no ranking anual.
De janeiro até meados de dezembro, Alagoas também contabilizou a instalação de 12.800 novas unidades de geração distribuída – sistemas solares em residências, comércios e indústrias –, um crescimento de 26,9%.
O percentual representa o terceiro maior avanço da região, indicando a adesão crescente da população à energia solar. A geração distribuída, caracterizada pela produção independente de energia elétrica em pequenos sistemas instalados em telhados ou propriedades privadas, tem sido fundamental para a expansão desse mercado.
Linhas de crédito
Esse avanço é impulsionado, dentre outros fatores, pelo acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos, que vêm reduzindo os custos de implantação e acelerando o movimento de transição energética no estado.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou em 2024 um saldo total de R$ 14,7 milhões em sua carteira de crédito para financiamento de sistemas de energia solar em Alagoas.
O valor representa um crescimento de 18,4% em relação ao acumulado em 2022. No ano, foram realizadas 228 operações na carteira pelo Sicredi no estado.