Maceió, AL

30°C
Clear sky

Paratleta alagoano conquista 3° lugar no Circuito Rei e Rainha do Mar disputado no RJ

Júnior Alexandre repetiu o feito do ano passado, quando subiu ao pódio na modalidade Open – Atletas PCD
Júnior Alexandre: "A gente se supera a cada dia, não só eu, mas todas as pessoas com deficiência" (foto: Severino Carvalho)

O paratleta da Pestalozzi, Júnior Alexandre, 35 anos, conquistou o terceiro lugar no Circuito Rei e Rainha do Mar (RRM), realizado em Copacabana, Rio de Janeiro, no dia 8 de dezembro. O alagoano competiu na modalidade Open – Atletas PCD Masculino.

Júnior Alexandre é servidor público estadual. Começou na natação aos 13 anos de idade, por meio das sessões de fisioterapia, depois de uma grave lesão.

PUBLICIDADE


“Sofri um acidente jogando bola e tive de amputar a cabeça do fêmur. Minha perna ficou mais curta que a outra, oito centímetros. Hoje eu uso um calçado mais alto; é uma adaptação. E devido a isso, eu conheci o esporte. Conheci o esporte pela fisioterapia”, recorda.

Logo na primeira competição que disputou na piscina, o paratleta conquistou medalha e não parou mais. Já acumula 17 conquistas internacionais e este ano repetiu o feito de 2023, quando alcançou o terceiro lugar no RRM, disputado no Rio de Janeiro.

“É superação, como a gente fala”, afirma Alexandre. “A gente se supera a cada dia, não só eu, mas todas as pessoas com deficiência. Se eu consigo, outras pessoas também podem conseguir”, encoraja ele, que também é paratleta universitário. Cursa Direito no Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), em Maceió.

“Esse troféu significa muito! Mas o principal é cuidar da saúde, é a superação, é saber que eu posso e outras pessoas também podem. Mas o troféu é, como o pessoal diz, a cereja do bolo, sinal de que o treinamento foi bem feito”, comemora.