Maria Heloísa Vieira, médica veterinária formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi aprovada em primeiro lugar para a residência (programa intensivo de treinamento) no campus Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), referência brasileira na formação de veterinários.
“Poder estar em um laboratório de uma universidade renomada no país, como a Unesp, e fazer parte do programa de residência pioneiro no Brasil é surreal. Já estou aproveitando cada segundo e aprendendo com os outros residentes”, explicou Heloísa, em entrevista à assessoria de Comunicação da Ufal.
Para a Unesp, Maria Heloisa leva toda a experiência adquirida na graduação, realizada na Fazenda São Luiz, no município de Viçosa, e onde funciona o curso de Medicina Veterinária da Ufal. “Aproveitei ao máximo a graduação, mas consegui driblar as dificuldades e chegar onde estou hoje”, reforçou a médica.
Ela fez parte de programas de iniciação científica com bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 2016 a 2021, sob orientação dos professores Pierre Escodro e Wagnner Porto. Atuou ainda como monitora voluntária, orientada pela professora Karla Patrícia.
Também aproveitou a oportunidade para integrar grupos de estudos em Enfermidades Parasitárias, Epidemiologiae Zoonoses (Geepez) e Animnais Silvestes (Geas). E ainda encontrou tempo para integrar uma liga acadêmica fora da Ufal, onde também participou de alguns grupos de estudos.
Todo o envolvimento em várias atividades, além do compromisso em tudo o que fez e faz, contribuíram para conquistar o reconhecimento dos colegas. “Ela é extremamente comprometida. Ela se destacou em seus projetos e se tornou uma pessoa muito querida”, comentou Alisson Barbosa, colega de turma.