Maceió, AL

30°C
Clear sky

Coletivo Jovem: mil vagas para capacitação de jovens em Alagoas

Programa é voltado à capacitação de jovens entre 16 e 25 anos / Foto: Divulgação

O programa Coletivo Online, curso gratuito e 100% digital, do Instituto Coca-Cola Brasil segue com mais de mil vagas abertas para o estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril.

A capacitação é voltada a jovens que têm entre 16 e 25 anos, moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego.

PUBLICIDADE


O curso é gratuito e 100% digital. As inscrições podem ser feitas AQUI.

O formato do programa permite que o aluno faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado por jovens que podem ter problemas de conectividade.

O conteúdo do Coletivo Online conta com 11 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

Os participantes terão até 4 semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas. Ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão e se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores. As vagas para participar do Coletivo Online são limitadas.

Impacto

A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos em situação de vulnerabilidade social. Com a modalidade online, somente dentro do território da Solar, 28 mil jovens concluíram o curso do coletivo em 984 municípios de 18 estados em 2021.

No último ano, uma pesquisa pós-curso realizada com jovens para saber se se inseriram no mundo do trabalho, a taxa de empregabilidade foi de mais de 40% entre os jovens que concluíram o primeiro ciclo do Coletivo Online.

Com a formação virtual do Coletivo Jovem, o projeto chegou a mais beneficiados em todo o país e ampliou a cobertura geográfica, com 50 mil participantes formados em 1.857 municípios de 26 estados (um aumento, respectivamente, de 100% e 915% em relação à atuação no primeiro ano do projeto, quando havia apenas a modalidade presencial.

Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 300 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal, chegando a 1.857 municípios. Do total de beneficiados, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho.