O pequeno Kaylan Vinícius Nunes da Silva é o sopro de vida em meio à tragédia que vitimou ao menos 18 pessoas em União dos Palmares, a 80 km de Maceió. Ele é o filho da dona de casa Jacqueline Nunes da Silva, 33 anos, que sobreviveu ao acidente com o ônibus na Serra da Barriga, ocorrido no domingo (24).
Kaylan nasceu de parto cesárea de urgência, realizado no Hospital Regional da Mata (HRM) para onde foram levados 31 dos 48 passageiros do ônibus. Mãe e filho estão bem.
“Após o trauma, normalmente tendem a aumentar os batimentos cardíacos da criança e da mãe. E batimentos cardíacos elevados da criança é sinal de risco, então o pessoal da equipe obstétrica optou por fazer uma cesárea de emergência. Como a criança já tinha viabilidade pelo tempo gestacional (oito meses), optou pelo procedimento: retirou a criança bem, com vida, e a mãe também segue bem”, informou o médico-cirurgião do HRM, Jhonat Silva, à Agência Alagoas.
Jacqueline Nunes contou que sobreviveu ao acidente porque, ao sair do ônibus pela janela, agarrou-se a um galho, que a impediu de rolar ribanceira abaixo.
“Ali, naquele momento, o meu pensamento só era salvar o meu filho”, disse a mãe, agradecendo toda a assistência recebida no HRM.
“Assim que eu cheguei aqui, me colocaram logo na Emergência para fazer todo o atendimento. Auscultaram o meu bebê e viram que ele não estava muito bem; não demorou nem 15 minutos e partiram logo para fazer a cesárea. Graças a Deus e a esse hospital, o meu bebê está vivo. Eles (equipe médica) foram guerreiros ontem: a todo instante, atendendo todo mundo, dando assistência”, contou Jacqueline, que na manhã desta segunda (25) recebeu a visita do governador Paulo Dantas.
“Nosso desejo é que você, seu bebê e todos aqueles que estão internados, recebam alta hospitalar, restabeleçam a saúde e sigam suas vidas. Contem conosco do Governo do Estado para o que precisarem”, afirmou o governador, que esteve no município para acompanhar de perto o trabalho de assistência às vítimas do acidente.
Atendimentos
O HRM recebeu 31 vítimas do acidente, sendo uma já em óbito. Dez foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Nesta segunda (25), os primeiros cinco pacientes receberam alta hospitalar do HRM e 16 permanecem internados, sendo um na UTI, um na maternidade e 14 na Ala Amarela.
Cinco foram submetidos a cirurgias geral, ortopédica e cesariana. Segundo o médico-cirurgião Jhonat Silva, todos os pacientes internados estão estáveis.