Maceió, AL

30°C
Clear sky

Governador lança nesta segunda (11) o projeto Corais de Alagoas

Iniciativa tem como objetivo promover a restauração e a conservação dos recifes de coral no litoral alagoano
Primeiro passo é resgatar colônias de corais tombadas e implementar berçários contendo sementeiras para repovoar áreas degradadas (foto: Lucas Meneses)

O governador Paulo Dantas lança, nesta segunda-feira (11), às 16 horas, no Marco dos Corais, em Ponta Verde, Maceió, o projeto Corais de Alagoas. A iniciativa tem como objetivo promover a restauração e a conservação dos recifes de coral no litoral do estado.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os corais sofrem com o branqueamento provocado pela elevação da temperatura oceânica.

PUBLICIDADE


De acordo com a proposta, o primeiro passo é resgatar colônias de corais tombadas e implementar berçários contendo sementeiras para repovoar áreas degradadas.

O projeto é incentivado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), além da participação da Secretaria de Estado da Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

A expectativa é que sejam replantadas mais de 500 colônias nas áreas a serem selecionadas como adequadas pelos parâmetros que serão mensurados na etapa de caracterização e monitoramento do projeto.

“Estamos totalmente engajados e dispostos a combater esta crise mundial, que vem afetando os recifes de coral em Alagoas. Vale destacar que, de acordo com estudos, a contribuição econômica do turismo relacionado aos recifes de coral é estimada em mais de R$ 180 bilhões por ano no mundo. Ou seja, além de preservarmos e restaurarmos um ecossistema tão importante para a vida marítima, pensamos também no setor turístico e na geração de emprego e renda para a população. Uma ação importantíssima”, disse Bárbara Braga.

Qualificação do turismo 

A atividade turística associada a regiões costeiras tem papel importante em destinos como Maragogi, Paripueira, Maceió e na Praia do Francês, localizada em Marechal Deodoro. Inclusive, liderando intenções de viagens de turistas nacionais e internacionais.

De acordo com a proposta, práticas de turismo sustentável devem ser desenvolvidas, implementadas e monitoradas como forma de minimizar os impactos causados, permitindo o equilíbrio entre a conservação do ambiente e a manutenção das atividades turísticas e da geração de emprego e renda.

O projeto visa associar os conhecimentos sobre a ecologia dos recifes de coral com as boas práticas de turismo sustentável, criando um ambiente que favoreça a conservação deste ecossistema ameaçado, ao mesmo tempo em que se consegue agregar mais valor ao turismo da região.