A atleta alagoana Maria Fernanda Medeiros Fausto, de 13 anos, conquistou, na terça-feira (29), a medalha de ouro na categoria de Conjunto de Ginástica Rítmica, durante a Gymnasiade 2024, realizada no Bahrein. A competição internacional é organizada pela International School Sport Federation (ISF) e reúne os melhores atletas escolares de todo o mundo.
“Estamos extremamente orgulhosos de Maria Fernanda. Ela é um exemplo de que o esporte escolar é um caminho para grandes conquistas. Esta vitória é uma prova do talento dos nossos jovens e do impacto do esporte escolar na vida dos estudantes”, afirma o presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido, que integra a delegação brasileira no Bahrein.
Maria Fernanda começou sua trajetória esportiva no ambiente escolar e atualmente integra a Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica. Ela é aluna do Colégio Santa Úrsula, em Maceió, e atleta do Clube Arena de Alagoas.
O título mundial é um marco tanto para o esporte alagoano quanto para o esporte escolar brasileiro, reforçando o impacto positivo das iniciativas de incentivo ao esporte desde cedo.
Trajetória
Maria Fernanda iniciou na ginástica rítmica aos 8 anos e, desde então, acumula conquistas em campeonatos regionais e nacionais. O título mundial é o resultado de anos de trabalho e apoio de sua equipe técnica, formada pelas treinadoras Isabela Menezes e Maria Rita Maia, que acompanham e incentivam seu desenvolvimento no esporte.
“Conquistar o título de campeã mundial escolar na Gymnasiade, é um feito grandioso para nosso Estado! A Seleção Juvenil, juntamente com a Maria Fernanda, estava bem preparada e as meninas treinaram duro para representar o país”, comemorou Isabela Menezes, uma das treinadoras.
“São ginastas em nova formação, foram convocadas ainda esse ano, e com apenas 13, 14 anos moram em Aracaju onde realizam os treinamentos. Agora seguirão mais confiantes para o Campeonato Sulamericano em Dezembro desse ano, em busca de mais um título para o país”, acrescentou.
Essa conquista no cenário internacional marca um feito histórico para Alagoas e coloca Maria Fernanda como uma das grandes promessas da ginástica rítmica brasileira, inspirando outros estudantes-atletas a seguirem seus sonhos e a enxergarem o esporte como um caminho para o desenvolvimento e a realização.
“A partir de agora, a seleção brasileira continua focada para que esse trabalho seja cada vez mais aperfeiçoado e que as atletas inspirem outras jovens a acreditarem em seus sonhos, assim como elas sonharam e acreditaram, confiando na comissão técnica. A jornada continua, e estamos confiantes de que o futuro guarda ainda mais momentos de glória para a seleção brasileira de ginástica”, afirmou a treinadora Maria Rita.