Maceió, AL

30°C
Clear sky

Campanha “Coleta ON, Resíduo OFF” já recolheu cerca de 5 toneladas de materiais

Iniciativa da Semarh faz a destinação correta de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e lâmpadas em Alagoas
Objetivo é promover a gestão adequada dos resíduos e estimular a consciência ambiental entre os alagoanos (fotos: Ascom Semarh)

Lançada no dia 17 de setembro, a campanha “Coleta ON, Resíduo OFF”, uma ação que visa a coleta de resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e lâmpadas, já recolheu aproximadamente cinco toneladas de materiais no Sertão de Alagoas. É o que estima o superintendente de Meio Ambiente Daniel Lima, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

“A nossa meta eram cinco toneladas, mas ainda não foi pesado. Entretanto, eu acho que com o Sertão e a Bacia Leiteira, que a gente já fez semana passada, esse número já foi atingido, então vai ser um número muito maior”, disse Lima, em entrevista à Nova Brasil FM / Maceió.

PUBLICIDADE


A campanha promovida pela Semarh acontece até o dia 31 de outubro em todas as regiões de Alagoas, com atividades concentradas em municípios que são considerados polos. O objetivo é promover a gestão adequada dos resíduos e estimular a consciência ambiental entre os alagoanos.

“Essa campanha é muito boa pela coleta que faz, mas é melhor ainda pela educação ambiental. Às vezes, a gente fala: ‘eu vou jogar fora’, mas o fora não existe! Todo material vai ter um destino, então se não for correto, ele vai estar poluindo, ele vai estar dentro da terra, porque não existe fora da terra. As pessoas têm que ter essa consciência para uma vida melhor daqui pra frente, deixar uma vida melhor para os nossos filhos, para os nossos netos”, pondera Lima.

Ele conta que a Semarh estabeleceu parcerias para a campanha com as empresas e associações: BioDigital, Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), Qualitec e Reciclus. Lima reforça que as colaborações são importantes para a implementação da logística reversa dos resíduos, conforme as diretrizes da Lei Federal 12.305/2010 e do decreto nº 10.240, que regulamentam a coleta e a destinação adequada desses materiais.

“A melhor destinação desses equipamentos é a reciclagem, ser reutilizado pela empresa. Só o que não serve mesmo é que tem uma destinação para o aterro sanitário, mas a grande maioria, mais de 90% dos equipamentos, é reaproveitada pela empresa. Isso daí gera uma economia muito maior e o meio ambiente agradece”, observa.

Apoio 

A campanha conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e o engajamento das comunidades.

“As próximas cidades serão Junqueiro, Arapiraca, Cururipe, Viçosa, Japaratinga, Maragogi, Porto Calvo, União dos Palmares e Maceió. A capital terá dois pontos de coleta, inicialmente, que serão no Cepa e no Maceió Shopping”, cita Lima.

O superintendente informa, ainda, que caso a população tenha alguma dificuldade para transportar o equipamento até o local de coleta, a exemplo de peças grandes como fogões e geladeiras, pode ligar para o número (82) 99648-7044, que a empresa BioDigital fará o recolhimento.