O artesão Arlindo Monteiro, um pernambucano que vive em Maceió, é mestre na arte de esculpir em palitos de fósforo peças das mais variadas formas, eternizando a vida real em miniaturas. A habilidade pouco comum fez dele um artista consagrado e que se orgulha de já ter produzido mais de 100 mil peças.
Antes de se especializar no manuseio dos palitos, ele fez trabalhos em pedra, barro e madeira. São 48 anos de dedicação à arte, dos quais 43 em Maceió, nas Alagoas. “Quando você faz o que gosta, a ideia é estar sempre em evolução. Faça o que gosta para fazer sempre a diferença”, avisa o artista.
Ele começou a produzir miniaturas há 23 anos. À jornalista Tatiane Gomes, disse já confeccionou peças usadas na abertura de uma telenovela da TV Globo. Com as esculturas em palito de fósforo, é possível criar movimento. Ela também já fez um avião três vezes menor do que uma muriçoca.
O trabalho do Arlindo pode ser apreciado no Mercado do Artesanato, no bairro da Levada. Em seu ‘estúdio’, ele está preparando uma coleção sobre São Jorge. Há até quem não acredite que Arlindo faz o que faz usando palitos de fósforos. Aí, em eventos quaisquer, ele faz arte para todos verem.
“Muita gente não acredita que consigo criar no palito de fósforo. Estou sempre trabalhando para que as pessoas vejam como é feito o meu trabalho. Quando mostro, as pessoas ficam encantadas”, comentou o artista. Ele reforça ainda que “faz a diferença” porque gosta do que faz.
Quem quiser apreciar o talento do Arlindo é só visitar o Marcado do Artesanato de Maceió.
Com informações de Tatiane Monteiro, da Semtabes/Maceió