Uma pílula anticoncepcional masculina demostrou eficácia de 99% em testes feitos em camundongos sem provocar efeitos colaterais. A boa notícia foi anunciada na quarta-feira (23) por uma equipe de cientistas da Universidade de Minnesota. Até o final do ano, os testes em humanos poderão ser iniciados.
O YCT529 – como é identificado o medicamento – reduziu drasticamente a contagem de espermatozoides do animal e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez sem efeitos adversos observáveis. A administração ocorreu por via oral em camundongos, que recuperaram a fertilidade 4 a 6 semanas após a interrupção da droga.
Para os cientistas, a descoberta representa um marco na oferta de métodos de controle de natalidade e responsabilidades para os homens. Será apresentada durante a reunião de primavera da American Chemical Society.
Pesquisadores do mundo inteiro lutam para desenvolver um contraceptivo masculino desde que a pílula anticoncepcional para mulheres foi aprovada, na década de 1960. Até o momento, apenas o uso de preservativos e a vasectomia (reversível) são os métodos disponíveis aos homens. Vale lembra que a vasectomia é cara e nem sempre bem-sucedida.
Com informações da Folha de São Paulo