Maceió, AL

30°C
Clear sky

Museu da Uneal em União receberá obras de arte de aeroportos privatizados

São gravuras e telas de autores consagrados nacionalmente doadas pela Infraero e pelo Instituto Brasileiro de Museus
Sete peças virão do Aeroporto de Brasília e uma do Aeroporto de Manaus; obras ficarão expostas no Museu da Uneal (foto: Márcio Ferreira / Secom/AL)

Oito obras de arte que estavam expostas nos aeroportos de Brasília e de Manaus passarão a fazer parte do acervo do Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, no Museu da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), sediado no Campus V, em União dos Palmares. São gravuras e telas de autores consagrados nacionalmente doadas pela Infraero e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A doação é resultado da resposta do Sistema de Museus da Uneal, sob a coordenação do professor Jairo José Campos da Costa, à chamada pública organizada pelas instituições doadoras, em 2021.

PUBLICIDADE


“Só puderam participar da seleção os museus devidamente cadastrados no IBRAM. A chamada para a doação se justificou em função da privatização de alguns aeroportos do Brasil”, explicou Campos.

As obras de arte serão retiradas dos aeroportos privatizados e encaminhadas a museus para apreciação pública. Sete peças destinadas ao Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva virão do Aeroporto de Brasília e uma do Aeroporto de Manaus.

A equipe gestora da Universidade está em articulação para o transporte das obras, obedecendo às regras e os protocolos dos órgãos responsáveis.

“Com este acervo, pretendemos criar a Pinacoteca da Uneal para proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade alagoana mais um espaço de apreciação estética da Instituição”, frisou Jairo Campos.