O observatório astronômico do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), criado pelo professor Adriano Aubert, desperta interesse pela física e pela astronomia há 15 anos.
“Desde 2009, às terças, quintas e sábados, das 19h às 21h, temos observações públicas com telescópios abertas ao público”, informa Adriano, coordenador do espaço desde sua fundação.
Formado em Física e mestre em meteorologia pela Ufal, ele ingressou na rede estadual como professor em 2001. Três anos depois, teve a ideia de criar o observatório astronômico.
O espaço foi inaugurado em 2009. Desde então, é referência na difusão da ciência e da astronomia em Alagoas. É um vetor para que descobertas sobre os mistérios do universo.
Doutorado inspirado pelo Observatório
A doutora pela USP, Kizzy Resende é testemunha do início do projeto. Como aluna de Aubert, ela integrou dois projetos científicos que mudariam para sempre sua formação acadêmica.
Ela avalia que o observatório ampliou experiências e apresentou possibilidades de se entender cientificamente a realidade onde se vive a partir dos encantos que a natureza oferece.
Os projetos do observatório, avalia, “proporcionam uma preparação dos estudantes do ensino médio para os desafios da vida acadêmica a partir da iniciação à pesquisa científica”.
Kizzy Resende fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre o ensino de astronomia e educação geográfica. Já trabalhou em vários planetários e centros de ciência.
Símbolo de perseverança e inovação
Atualmene, o observatório não é apenas um local de observação do céu, mas um símbolo de perseverança, inovação e dedicação à educação científica, avalia o seu fundador.
“Um Observatório Público em um conjunto escolar é um projeto que é pioneiro no Brasil, uma preciosidade que, há 15 anos, tem transformado vidas” frisa Adriano.
Recentemente, Adriano foi um dos agraciados com o prêmio “Professor de Impacto”, honraria concedida pelo Trakto Show – um dos maiores eventos de marketing e negócios do país.
A honraria reconhece educadores que se destacam pelas suas metodologias de ensino que fomentam a inovação e criatividade, sendo referência e inspiração para seus estudantes.