As provas da primeira fase da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) foram aplicadas para 6.178 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado. Pela rede estadual de ensino, 2.156 alunos participaram da competição.
Organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tendo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como uma de suas apoiadoras, a OAM é voltada para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio e universitários.
Nesta primeira fase, as provas foram aplicadas virtualmente. Uma das unidades participantes, a Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, teve 14 estudantes inscritos. Um deles é Amon Chalegre, da 3ª série do ensino médio e detentor de uma Menção Honrosa e duas medalhas na OAM – uma prata e um bronze.
“Foi uma prova desafiadora e abrangeu vários assuntos dentro da matemática. Espero me classificar para a segunda fase para buscar mais uma premiação”, avalia o jovem.
Segunda fase
A lista dos estudantes classificados para a segunda fase da olimpíada será divulgada no dia 03 de setembro no site https://sites.google.com/view/oamufal.