O professor Kleber Siqueira, que leciona física na Escola Estadual Professor Moacir Teófilo, em Arapiraca, foi um dos 83 pesquisadores agraciados com o Prêmio de Excelência Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).
A premiação reconhece boas práticas de alunos de cursos de mestrado e doutorado em Alagoas. A premiação é consequência de ações desenvolvidas em um Projeto Integrador (PI) desenvolvido na escola.
Os PI são ações que compõem a matriz curricular do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) e fomentam o protagonismo juvenil na rede estadual.
Eles estimulam estudantes a usarem a criatividade na busca de soluções para situações que afetem o seu cotidiano e a comunidade onde vivem.
Foi durante o projeto “Eletrônica na solução de problemas do dia a dia” que o professor teve a ideia de registrar a experiência dos estudantes do 2º ano do ensino médio, transformando-as em objeto de estudo científico.
“O projeto incentivou os estudantes a solucionar problemas tecnológicos da escola, a partir do monitoramento do nível de água da caixa d’ água para resolver os transbordamentos constantes”, explicou.
Muito emocionado, Kleber disse ter sido uma grande alegria e satisfação, pois a Fapeal é a mais importante agência de fomento à pesquisa do nosso estado.