Alagoas é primeira Unidade da Federação a estabelecer a parceria no país para uma coalização entre os setores público e privado com objetivo de reduzir os impactos causados pela fome, evitando o desperdício de alimentos e fortalecendo as redes de redistribuição.
O protocolo de intenções com o Movimento Todos à Mesa foi assinado pelo governador Paulo Dantas, por meio do programa Alagoas Sem Fome. O acordo prevê a instituição de um plano de trabalho conjunto, visando maximizar o impacto socioambiental da iniciativa.
“Hoje, a gente inaugura essa parceria para realizar um grande diagnóstico e identificar quais são os pontos de excedentes de alimentos que ainda são bons para o consumo, porém não têm mais valor comercial”, explica Alcione Pereira, coidealizadora do Movimento Todos à Mesa.
Apoio de empresa de tecnologia
A execução técnica do plano de trabalho ficará a cargo da Connecting Food, primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em levar alimentos que seriam descartados por empresas às Organizações da Sociedade Civil. O negócio foi criado por Alcione Pereira.
“Em aproximadamente dois meses, vamos ter um plano de ação. Na segunda etapa do projeto, a gente vai entender qual que é a melhor forma de implementar essas redes de redistribuição de alimentos, de acordo com o potencial que a gente encontrar aqui no estado”, explicou Alcione.
Atualmente, a Connecting Food atende mais de 600 OSCs (Organizações da Sociedade Civil), nas 27 unidades federativas do país, em mais de 300 cidades. A empresa já auxiliou na redistribuição de 15,7 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, complementando 29 milhões de refeições.