Maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Nordeste, o Trakto Show 2024 reúne, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, 60 expositores, entre startups, médias e grandes empresas. O evento chega ao segundo e penúltimo dia com uma média de público de 2.500 pessoas e a perspectiva de movimentar cerca de R$ 4 milhões.
A 7ª edição segue neste sábado (3) com palestras, brainstorming, mentorias, acompanhamentos, avaliações e exposição de produtos e serviços. Confira a programação completa em traktoshow.com.
“São vários painéis, papos e palestras inspiradoras. Este ano, a gente trouxe uma grande inovação: o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que tem um rol incrível de palestrantes”, conta ao Alagoas Notícia Boa (ALNB) o CEO da Trakto, Paulo Tenório.
Participam desta edição do Trakto Show 30 estandes de startups do Programa Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti); 10 estandes de pequenos negócios e 20 de médias e grandes empresas.
Morgana Moraes é uma das expositoras do Programa Centelha. Ela é sócia e fundadora da startup Mordomo Digital e enxerga na participação do Trakto Show uma oportunidade para apresentar a empresa e os serviços ofertados a um público seleto e ávido por tecnologia e inovação.
“A startup é uma fase inicial do negócio, a gente tem poucos recursos financeiros, então estar aqui apoiado pelo Governo do Estado e o Sebrae é muito importante para nós. Hoje é o segundo dia e eu estou gostando muito. Já tive muita visita aqui no stand, muitas pessoas baixaram o aplicativo, e eu também tive acesso a pessoas do mundo da tecnologia e dos negócios”, relata Morgana.
Maratona
Durante o Trakto Show 2024 também acontece a Maratona de Inovação Games, realizada pelo Laboratório de Inovação Inclusiva da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa conta com o patrocínio do Governo de Alagoas, por meio da Fapeal e da Secti.
O evento de caráter multidisciplinar e colaborativo visa desenvolver jogos digitais, explorando e abrindo espaço para ideias criativas e soluções inovadoras. Tem ainda como objetivo fomentar o espírito de comunidade de inovação em jogos digitais.
“O objetivo é incentivar o ecossistema de jogos digitais aqui em Alagoas para que essa comunidade cresça, se desenvolva e gere mais oportunidades de emprego e renda, criando negócios”, explica o coordenador-geral da Maratona e professor da Ufal, Hérmani Magalhães.
“A proposta da maratona é desenvolver jogos digitais a partir do zero em 54 horas. Aproximadamente 30 equipes estão desde às 9 horas da manhã de ontem (quinta-feira) programando e desenvolvendo toda a estrutura de um jogo digital pra ser testado no sábado. Os melhores serão premiados em até R$ 10 mil reais”, acrescenta.