Maceió, AL

30°C
Clear sky

Prefeitura procura alunos que se evadiram de escolas em Arapiraca

Mais de 30 alunos já foram localizados e rematriculados após ação de conscientização no Conjunto Frei Damião
Servidor usa traje de personagem infantil para dialogar com estudantes (Ascom/Arapiraca)

Numa primeira visita ao Conjunto Frei Damião, em Arapiraca, técnicos da Secretaria de Educação localizaram e rematricularam mais de 30 alunos que tinham se evadido do ambiente escolar e cujo retorno à sala de aula não tinha ainda sido confirmado pelos seus pais.

A busca-ativa é uma das estratégias do Programa Busca Ativa Escolar, que objetiva viabilizar futuro promissor por meio da educação formal ao público que vive em situação de vulnerabilidade social na cidade que detém a segunda maior economia de Alagoas.

PUBLICIDADE


Para Ana Valéria Peixoto, ex-secretária de Educação e atual coordenadora do programa, o trabalho in loco permite uma melhor compreensão da realidade das famílias, o que ajuda no resgate de alunos em idade escolar, mas que ainda estão fora da sala de aula.

Técnicos da Secretaria de Educação abordam estudantes em comunidade de Arapiraca

Alguns dos servidores e professores inseridos no programa trajam vestes de personagens de histórias infantis. Trata-se de eficaz estratégia para chamar a atenção da garotada e conscientizá-la sobre o quão importante é frequentar a escola, apesar das adversidades.

“A educação é ferramenta eficaz e fundamental. Nossas instituições de ensino estão de portas abertas para receber crianças e adolescentes. Afinal, fora da escola não pode”, reforçou Ivana Carla, secretária municipal de Educação.

Os técnicos do programa devem visitar, ainda esta semana, as comunidades Caborje e Mangabeiras, ambas na zona urbana da cidade. Na sequência, devem regressar ao Frei Damião para tentar localizar mais estudantes que não tenham sido matriculados.