Elaborar um livro paradidático que explora os pontos turísticos, culturais e históricos da região da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas. Eis a solução encontrada pela turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos 2023.2.222 do Senac Maragogi para a problemática da escassez de informações.
Com o tema “Costa dos Corais além das belezas naturais”, o projeto integrador de conclusão de curso será apresentado a partir das 14 horas da próxima quarta-feira (26), no auditório do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
Sob a orientação da professora Gleicy Cabral, o projeto integrador configura-se como uma iniciativa estratégica destinada a harmonizar os saberes teóricos, assimilados durante o curso, com a prática profissional.
“O projeto surgiu como uma resposta à carência de informações históricas e culturais da região. Observando a rica herança cultural e a história vibrante dessa localidade, percebemos a necessidade de divulgar esse patrimônio”, conta a aluna Emilly Beatriz Lino Ferreira
De acordo com a estudante Vívian Carla Eleodorio, o ponto de partida será Maragogi, mas a ideia é implementar o livro em todos os oito municípios que integram a região turística da Costa dos Corais.
“Pensamos em intervir nessa problemática, trazendo um livro paradidático que conte histórias de vários pontos históricos, inicialmente da cidade de Maragogi, para implementar dentro das escolas e meios turísticos, trazendo visibilidade para essas belezas da cultura e história da nossa cidade”, acrescentou Vívian.
De acordo com ela, a ideia inicial foi lançar o livro em uma editora, mas por falta de recursos, a turma decidiu iniciar com um protótipo feito em gráfica, que será apresentado na próxima quarta-feira (26).
“Mas ainda permanecemos na ideia e expectativa de conseguir futuros patrocinadores para dar andamento ao nosso livro, seguir em editoras, escolas, meios de hospedagens, entre outros”, pontua a estudante.
‘Nortinho’
O livro, intitulado “Viagem aos Corais”, conta a história de “Nortinho”, um menino humilde e sonhador, que morava no sertão e sempre gostou de aventuras e desafios.
Após acordar de um sonho com seu falecido avô, Nortinho sente um chamado profundo para embarcar em uma emocionante e transformadora aventura pela deslumbrante Costa dos Corais.
Além do livro, os estudantes produziram um curta-metragem a fim de sensibilizar crianças em fase de alfabetização e pessoas que não possuem afinidade com a leitura.
“Com isso, conseguiremos atingir um público maior e levar informação a mais pessoas. Nossa ideia é produzir um curta-metragem em todas as futuras edições. Também pensamos em, futuramente, usar a inteligência artificial para nos auxiliar nessa distribuição de informações. Pretendemos lançar um jogo lúdico e informativo para auxiliar na aprendizagem e explanar informações culturais da região da Costa dos Corais”, detalha Vívian.
LEIA TAMBÉM: Alunos do Senac desenvolvem app inclusivo para garantir experiência turística a PCDs, em Maragogi