O Parque Shopping, em Maceió, recolheu, desde o início do ano, mais de 100 toneladas de materiais descartados, recolhidos e destinados a centros de reciclagem da capital. O empreendimento conta com uma parede sustentável, onde os visitantes podem fazer o descarte de diversos itens.
Entre os materiais que foram destinados aos centros de reciclagem, o shopping informa que estão restos de obras, garrafas de vidro e pet, latinhas de alumínio, plástico, papelões e papéis. Os itens são separados e encaminhados aos centros semanalmente. O centro de compras conta ainda com outras ações sustentáveis, a exemplo da criação de uma horta.
“Esse movimento também contribui com a geração de renda, no caso dos centros de reciclagem, e para influenciar as futuras gerações”, conta Isabella Alencar, superintendente do Parque Shopping Maceió.
Horta
Na horta, localizada na parte externa do mall, os alimentos frescos e livres de agrotóxicos coletados são destinados para a cozinha do Lar São Domingos, instituição sem fins lucrativos localizada no bairro Mangabeiras.
Já a parede sustentável, localizada no piso L1 do empreendimento, próxima à Lotérica, se torna um espaço de descarte consciente, onde os clientes podem deixar diversos objetos como eletroeletrônicos, papel e até mesmo óleo de cozinha usado – que ao ser deixado no local, faz com que o cliente ganhe um detergente, o que comprova o ciclo virtuoso de ações como essa.