A Defesa Civil de Maceió já contabilizou 110 pontos de encostas contemplados, em janeiro deste ano, com aplicação de lonas e com alguma infraestrutura para evitar deslizamentos de terra.
Em 2021, segundo a Prefeitura, foram 370 ocorrências de deslizamentos. Em 2022, 399. Em 2023 foram registradas 156 ocorrências de deslizamentos e até o momento, em 2024, apenas 80.
A aplicação de lonas tem como objetivo impedir que a água da chuva deixe a barreira encharcada, podendo o local ficar menos suscetível a deslizamentos.
Proteção contra desastres
É, de acordo com a Defesa Civil, uma proteção temporária, que é colocada enquanto as obras de contenção não se iniciam, a fim de proteger a população de desastres.
“Quando está chovendo muito o trabalho precisa ser pausado, pois com a barreira molhada fica inviável a aplicação da lona”, explica Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.
Já foram contemplados 16 bairros, sendo eles: Ouro Preto, Jacintinho, Cruz das Almas, Petrópolis, Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Barro Duro, Ipioca, Farol, Feitosa, Benedito Bentes, Garça Torta, Antares, Serraria, Pescaria e Canaã.
O trabalho de aplicação de lonas vai continuar sendo executado durante todo o período chuvoso.
“Nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva, preparando a cidade para passar pelo período chuvoso com o menor dano possível”, acrescenta o diretor.
A população pode solicitar a aplicação de lona ligando gratuitamente para o telefone 199.