Maceió, AL

30°C
Clear sky

Campanha em defesa do Rio São Francisco será lançada em Delmiro Gouveia

Evento vai acontecer em outros três municípios: São Francisco (MG), Carinhanha (BA) e Lagoa Grande (PE)
A cerca de 300 km de Maceió, Delmiro Gouveia tem 86 anos de fundação e mais de 50 mil habitantes (foto: Tanto Expresso)

Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, vai sediar a 11ª edição da campanha “Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico”, que será lançada nesta segunda-feira (3).

A cerca de 300 km de Maceió, Delmiro Gouveia tem 86 anos de fundação, mais de 50 mil habitantes e é a cidade sertaneja mais populosa, único município alagoano a fazer divisa com a Bahia.

PUBLICIDADE


A campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico” está em sua 11ª edição e foi desenvolvida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com o mote “Velho Chico: Revitalizar o rio, preservar riquezas”. A iniciativa é um verdadeiro convite à ação coletiva, instigando a sociedade a se unir a favor da preservação desse patrimônio natural.

Na programação do evento, haverá apresentação da Orquestra Tenente Nicácio, exposição de artesãos locais, feira agrária, exposição de animais taxidermizados do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), exposição Museu Vivo e de arqueologia, oficina de produção de sabão ecológico, tendas educacionais, mostra de cinema ambiental, dentre outras apresentações culturais.

Municípios

Mais três municípios também serão grandes palcos para celebrar a campanha Vire Carranca 2024: São Francisco (MG), Carinhanha (BA) e Lagoa Grande (PE).

Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo São Francisco), Anivaldo Miranda, que está trabalhando na organização do evento do dia 03 de junho, a escolha da cidade sertaneja alagoana foi unânime.

“Votamos para o evento ser em Delmiro Gouveia (AL) porque já era um desejo da Câmara e pelo fato de dar uma maior visibilidade às ações realizadas pelo Comitê na região. O município foi escolhido não só por sua importância socioeconômica, mas por estar também situado próximo aos cânions do São Francisco, além de ser uma região onde o bioma Caatinga é muito valioso e precisa urgentemente de cuidados para não ser destruído”, disse Miranda.

“Outro ponto que precisamos mencionar, finalmente, foi a receptividade que tivemos, tanto por parte da população, quanto da prefeitura de Delmiro Gouveia em apoio à comemoração e os debates que faremos este ano na região”, acrescentou.